Não há dúvidas sobre a importância de a empresa se preocupar com os impactos que as suas atividades causam ao meio ambiente. Isso se deve não apenas ao cumprimento de várias normas aplicadas à preservação do planeta, mas, também, pelo fato de os consumidores estarem cada vez mais rigorosos em relação ao assunto. Dessa forma, é necessário entender o que é consciência ambiental e como aplicá-la ao negócio.
Sendo assim, elaboramos este artigo para explicar do que se trata esse conceito e quais práticas podem ser aplicadas na organização como forma de promovê-la. Confira!
O que é consciência ambiental e sua importância para o meio corporativo?
O conceito de consciência ambiental ganhou um espaço importante durante os movimentos com foco na proteção do meio ambiente, por exemplo, Rio 92 e Conferência de Estocolmo e mais recentemente a COP27 realizada no Egito no ano passado.
Essa consciência se aplica ao entendimento sobre a forma que o meio ambiente funciona, sua importância para a sociedade e as consequências dos nossos atos diários. Dessa forma, uma empresa consciente colabora para o bem-estar socioambiental e, por isso, precisa cumprir com algumas obrigações e atuar seguindo algumas boas práticas.
É preciso ter em mente que toda companhia tem o papel de servir os clientes e a comunidade onde atua. Dessa forma, é importante ver o meio ambiente como um aliado e, assim, aprimorar os processos para a melhoria dos serviços e uma correta execução, com foco em sua preservação.
Então, para tornar o ambiente da empresa adequado à sustentabilidade, é preciso implementar algumas medidas que possam contribuir para a conscientização e responsabilização de toda a equipe quanto às questões ambientais.
Quais ações podem ser aplicadas pela empresa?
Diversas práticas podem ser empregadas como forma de promover a conscientização ambiental na empresa. Confira algumas delas!
Mostre a importância de preservar o meio ambiente
Uma das formas mais poderosas para demonstrar que um assunto tem importância em uma organização é ele fazer parte do planejamento estratégico da empresa, ou seja, que essas pautas e temas tem um tempo e um espaço reservado nas agendas da alta administração. Se os gestores acreditam, há uma boa chance de seus comandados se engajarem, caso contrário, é quase certo que essa conscientização não aconteça.
Para aumentar a consciência ambiental na organização, é preciso mostrar aos membros da equipe a relevância de proteger o meio ambiente e utilizar os recursos ofertados por ele de forma consciente.
Nesse caso, a consciência ambiental é uma excelente ferramenta, tendo em vista que é um processo que tem o objetivo de despertar a preocupação dos funcionários sobre os impactos que suas atividades exercem na natureza. Dentro dessa ação são desenvolvidos os valores sociais, competências e atitudes voltadas para a conservação do ecossistema.
Disponibilize a infraestrutura apropriada para os programas ambientais
Esses programas, bem como o acondicionamento, armazenamento, transporte e eliminação adequados dos resíduos somente funcionarão se a empresa ofertar a infraestrutura correta. Afinal, sem ela o trabalho se torna desafiador e cheio de complicações que poderão desmotivar os colaboradores, ou seja o discurso é necessário, porém sem a prática ele perde seu poder.
Divulgue os benefícios da consciência ambiental
Por meio da conscientização é possível promover o respeito pelo meio ambiente e divulgar a importância do papel que cada um desempenha. Entre as principais vantagens para a empresa, estão:
- diminuição da poluição da água, solo e ar;
- redução do consumo de matérias-primas virgens;
- estimula a concorrência, tendo em vista que os clientes procuram por empresas que priorizam a consciência ambiental, entre outras.
Resumindo, a comunicação é de suma importância. Comunicar o que deve ser feito, seus benefícios e periodicamente divulgar os resultados dos projetos é imprescindível.
Realize a gestão correta de resíduos
O resíduo é todo o material que sobra do processo produtivo da empresa. A destinação inapropriada dos resíduos pode provocar grandes impactos ao meio ambiente. Sendo assim, é preciso implementar práticas para minimizar esses impactos sem prejudicar o desenvolvimento econômico do negócio.
Isso engloba uma gestão eficiente e que garanta ao máximo o reaproveitamento desses resíduos, mesmo aqueles com pouca viabilidade econômica ou técnica para a reciclagem — por exemplo, os resíduos hospitalares.
Conseguiu entender a importância da consciência ambiental no meio corporativo? Então, aproveite para colocar as ações apresentadas em prática e, assim, garantir uma empresa mais sustentável e competitiva.