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Home office e segurança do trabalho: saiba como se adaptar!

Com o incremento do número de colaboradores trabalhando de casa, home office e segurança do trabalho precisam andar juntos. Mesmo à distância, é possível promover uma adaptação suficiente para que os riscos sejam eliminados ou reduzidos.

O fato de o colaborador estar em sua casa não significa que não existam riscos à sua saúde ou a sua segurança. Cabe muita orientação e acompanhamento para que tudo corra bem e as dificuldades sejam resolvidas.

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como se adaptar quando o assunto é home office e segurança do trabalho.

O que é segurança do trabalho e para que serve?

Segurança do trabalho, na verdade, é um conceito amplo, formalmente conhecido por Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Constitui um elenco de diversas normas regulamentadoras legais aplicáveis, assim como de medidas tomadas pelas empresas para proteção de seus colaboradores.

Essas iniciativas envolvem principalmente capacitação, regramento nos procedimentos adotados, uso das técnicas de ergonomia e de equipamentos de proteção individual (EPIs). Tudo para diminuir riscos à saúde e proteger a integridade física dos colaboradores.

A segurança do trabalho é essencialmente preventiva e, desse modo, inicialmente procura identificar os riscos existentes nas atividades desenvolvidas para, em seguida, promover as ações e os cuidados que eliminem ou minimizem as possibilidades de acidentes ou distúrbios com a saúde.

Qual é a importância da segurança do trabalho em home office?

Quando o modelo de trabalho é home office, o ambiente de realização das tarefas é controlado pelo próprio colaborador, uma vez que se trata de sua residência. Dessa forma, aspectos como iluminação, ergonomia e tempo de trabalho contínuo, entre outros, precisam ser adequadamente considerados.

As medidas preventivas da segurança do trabalho em home office precisam ser implementadas com vistas, entre outras, a evitar:

Além dos aspectos referentes aos riscos existentes, os cuidados com saúde e segurança também promovem no colaborador uma sensação de pertencimento, importante nos trabalhos isolados ou afastados da empresa. Por sua vez, também atendem às exigências da legislação que permanecem como na atividade presencial.

De todo modo, é importante considerar que o colaborador vai trabalhar em um ambiente que não é da empresa e, por essa razão, normalmente não passa por avaliações e medições da equipe de segurança do trabalho. Assim, o setor de SST em relação ao home office ganha importância nas orientações que deve fornecer.

Como realizar a segurança do trabalho em home office?

Como você já deve ter percebido, um dos aspectos mais importantes é promover a conscientização do colaborador para o cuidado com sua saúde no trabalho realizado de casa. Assim, considere os seguintes aspectos da segurança do trabalho em home office:

  • oriente e capacite muito bem os colaboradores quanto aos cuidados e às iniciativas que devem ser tomadas;
  • oriente também sobre a disciplina entre períodos de trabalho e períodos de descanso;
  • implemente e desenvolva uma cultura da segurança;
  • forneça mobiliário ergonômico;
  • constitua uma estação de trabalho eficiente;
  • disponibilize conexão adequada à internet;
  • mantenha a comunicação ativa, incluindo os aspectos de saúde e segurança;
  • forneça os EPIs necessários;
  • mantenha um canal aberto sobre SST com todos os colaboradores em home office.

Como você pôde ver, home office e segurança do trabalho podem estar de mãos dadas, mesmo à distância. Leve em conta o trabalho isolado e as iniciativas que devem ser tomadas pela empresa para manter um vínculo de engajamento e, ao mesmo tempo, estar sempre presente, especialmente para os aspectos de saúde e segurança do colaborador.

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